Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ámen.
No início:
Meu Senhor e meu Deus, sob o olhar amoroso da Nossa Mãe, dispomo-nos a acompanhar-Te pelo caminho de dor que foi o preço do nosso resgate. Queremos sofrer tudo o que Tu sofreste, oferecer-Te o nosso pobre coração, contrito, porque És inocente e vais sofrer por nós, que somos os únicos culpados.
Minha Mãe, Virgem dolorosa, Ajuda-me a reviver aquelas horas amargas que o Teu Filho quis passar na terra, para que nós, feitos de um punhado de lodo, vivêssemos por fim in libertatem gloriæ filiorum Dei, na liberdade e glória dos filhos de Deus.
- Anúncio de cada estação.
Estações:
1. Jesus é condenado à morte.
2. Jesus toma a Sua cruz.
3. Jesus cai pela primeira vez.
4. Jesus encontra a Sua Mãe Santíssima.
5. Simão Cireneu ajuda Jesus a levar a cruz.
6. Uma piedosa mulher enxuga a face de Jesus.
7. Jesus cai pela segunda vez.
8. Jesus consola as filhas de Jerusalém.
9. Jesus cai pela terceira vez.
10. Jesus é despojado das suas vestes.
11. Jesus é pregado na cruz.
12. Jesus morre na cruz.
13. Jesus é descido da cruz e entregue à Sua Mãe.
14. Jesus é colocado no sepulcro.
V/ . Nós Vos adoramos, ó Jesus, e Vos bendizemos.
R/. Porque pela vossa Santa Cruz redimistes o mundo.
– Leitura e meditação correspondente a cada estação.
V/ . Pai Nosso...
V/ . Avé Maria...
V/ . Glória...
V/ . Senhor tende piedade de nós.
R/. Tende piedade de nós.
Depois da última Estação:
ORAÇÃO DE ACEITAÇÃO
DA MORTE
Meu Deus e meu Pai, Senhor da vida e da morte, que, para justo castigo das nossas culpas, com um decreto imutável determinastes que todos os homens haviam de morrer, olhai para mim, aqui prostrado diante de Vós. Detesto com todo o coração as minhas culpas passadas, pelas quais mereci mil vezes a morte, que aceito agora com o fim de as expiar e para obedecer à Vossa amável vontade. Gostosamente morrerei, Senhor, no momento, no lugar e do modo que Vós quiserdes, e aproveitarei até essa altura os dias que me restam de vida para lutar contra os meus defeitos e aumentar o meu amor por Vós, para quebrar os laços que atam o meu coração às criaturas, para preparar a minha alma para comparecer na Vossa presença; e desde agora me abandono sem reservas nos braços da Vossa paternal Providência.
ORAÇÃO PARA OBTER
UMA BOA MORTE
Meu Criador e meu Pai, peço-Vos a mais importante das Vossas graças: a perseverança final e uma morte santa. Por maior que tenha sido o abuso da vida que me destes, concedei-me a graça de a viver desde agora e de a terminar no Vosso santo amor. Que eu morra como os Santos Patriarcas, abandonando sem tristeza este vale de lágrimas, para ir gozar o descanso eterno na minha verdadeira pátria. Que eu morra como o glorioso S. José, acompanhado por Jesus e Maria, pronunciando estes nomes dulcíssimos, que espero bendizer por toda a eternidade. Que eu morra como a Virgem Imaculada, dentro da mais pura caridade e com o desejo de me unir ao único objecto dos meus amores. Que eu morra como Jesus na Cruz, plenamente identificado com a vontade do Pai, feito um holocausto por amor. Jesus, morto por mim, concedei-me a graça de morrer com um acto de perfeita caridade para conVosco. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por mim agora e na hora da minha morte. S. José, meu Pai e Senhor, alcançai-me a graça de morrer com a morte dos justos.
ORAÇÃO PARA O MOMENTO
DA MORTE
Senhor, meu Deus, de boa vontade aceito desde já, como vinda das Vossas mãos, qualquer espécie de morte que quiserdes enviar-me, com todas as suas angústias, penas e dores.
V/ . Amado Jesus, José e Maria,
R/. dou-vos o coração e a alma minha.
V/ . Amado Jesus, José e Maria,
R/. assisti-me na última agonia.
V/ . Amado Jesus, José e Maria,
R/. expire em paz entre Vós a alma minha.